SARAH MENEZES CONQUISTA O PRIMEIRO OURO NO JUDÔ FEMININO PARA O BRASIL NAS OLIMPÍADAS DE LONDRES 2012

Sarah Menezes entrou para a história como a primeira mulher brasileira a ganhar uma medalha de ouro no judô nas Olimpíadas (Londres 2012, sábado, 28 de julho). Lutadora piauiense é a mais leve da seleção de judô, a peso-ligeiro, de apenas 1,52m e 48kg. O feito histórico da judoca brasileira é impresionante, para se ter uma ideia até a Olimpiadas de Londres 2012 só uma mulher brasileira havia conseguido o ouro em prova individual na história das Olimpíadas: Maurren Maggi, no salto em distância, em Pequim 2008.

Sarah Menezes elinina a Romena Alina Dumitru na final olímpica (Foto: Agência AFP)
A luta começou com muito estudo. As duas mediam a distância na briga por pegada. Sarah foi a primeira a tentar uma entrada, bem defendida por Dumitru, que aparentava sentir o braço direito. A romena começou a girar mais para tentar evitar que a brasileira a atacasse. Com pouco menos de quatro minutos restando, Sarah quase conseguiu uma queda. Dumitru defendeu, mas a brasileira atacou no solo, chegando perto de encaixar uma chave de braço. Uma vez que percebeu que o caminho era por ali, a piauiense atacou novamente o braço, e conseguiu um shido (advertência) contra a romena.

Ciente de que poderia perder a luta com nova advertência, Dumitru passou a ser mais incisiva e foi com tudo para um golpe de quadril, que quase entrou. A romena assustou com uma técnica de pé, mas Sarah contragolpeou e conseguiu um yuko, abrindo 1 a 0 de vantagem. Os últimos 18s pareciam que seriam de tensão, mas Sarah atacou e conseguiu um wazari para assegurar o ouro. Ela ainda foi para o estrangulamento antes de o cronômetro zerar. Um wazari e um yuko a zero para Sarah Menezes, primeira judoca campeã olímpica do Brasil.

Classificação na categoria ligeiro feminino (até 48kg)
1ª: Sarah Menezes (BRA)
2ª: Alina Dumitru (ROM)
3ª: Charline Van Snick (BEL)
3ª: Eva Csernoviczki (HUN)

Fonte: Mega Times e Klima Naturali
Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

CityGlobe