FC SANTA CLAUS, O TIME DO PAPAI NOEL FICA NA FINLÂNDIA

O FC Santa Claus é de Rovaniemi, cidade da região da Lapônia onde mora o Papai Noel. A estratégia de marketing do clube, fundado em 1993, foi ligar-se ao personagem do folclore finlandês. Deu resultado. “Temos 2.500 fãs no Facebook e nosso site recebe 100 mil visitas por mês”, pontua o presidente Juha Eteläinen.

Para globalizar-se mais facilmente, os dirigentes optaram pelo nome com o qual Papai Noel é conhecido nos Estados Unidos, ao invés da versão finlandesa, Joulupukki. Vez ou outra o velhinho é um dos até 500 torcedores que o time leva ao estádio. “Ele sempre participa de promoções do FC Santa Claus”, reforça Juha.

A lenda do Papai Noel é baseada em São Nicolau, santo padroeiro da Rússia e da Grécia, que viveu no século 4. Seu auxílio aos necessitados deu origem à história do velhinho que presenteava crianças. No século 19, um poema americano dava conta de que São Nicolau vivia no Polo Norte e vestia roupa vermelha. Graças a propagandas da Coca-Cola, essa figura se tornou famosa.

A Finlândia então abraçou a tradição do Santa Claus. Construiu um parque em Rovaniemi, cidadezinha de 60 mil habitantes, onde mora o velhinho que dá vida ao personagem. É para lá onde vão milhões de cartas enviadas aos correios de todo o mundo. Por ano, são 500 mil visitantes.

Fonte: Mega Times e Klima Naturali
Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

CityGlobe