MANAUS NA COPA FIFA BRASIL 2014

 Desde que foi habitada pela primeira vez, em 1669, Manaus teve uma evolução constante até se tornar a capital do Amazonas e, finalmente, a metrópole da Amazônia. Atualmente, é a 12ª. cidade mais populosa do Brasil, com pouco mais de dois milhões de habitantes, tendo se transformado em um polo econômico durante o século XX, após a construção da Zona Franca.

Uma das atrações mais extraordinárias de Manaus é a própria localização: a confluência dos rios Negro e Solimões, que dão continuidade ao rio Amazonas. As águas escuras do Negro e as barrentas do Solimões fluem lado a lado por 18 quilômetros sem se misturarem, proporcionando um dos espetáculos mais majestosos da Amazônia.


O clima equatorial é outro destaque de Manaus, que tem temperatura média anual de 28ºC, umidade do ar acima de 80% e duas estações bem definidas: a das chuvas (dezembro a maio) e a chamada estação das secas, entre junho e novembro, quando a precipitação não é tão intensa e a temperatura chega a alcançar os 40ºC.

A combinação das impressionantes belezas naturais, das tradições locais e de uma metrópole em crescimento fornece a Manaus uma atmosfera única, graças, também, a locais tão diversos como o Teatro Amazonas — uma sala de concertos que abriga anualmente o Festival Amazonas de Ópera — e o Boi Manaus, festa que comemora o aniversário da cidade, embalada pelos sons do típico ritmo do Boi-Bumbá.

O futebol no Amazonas
Manaus é o lar da maioria dos clubes de futebol do estado do Amazonas e, consequentemente, de muitas rivalidades. O Nacional Futebol Clube detém o recorde de títulos estaduais, mas nos últimos anos foi o São Raimundo Esporte Clube que chamou a atenção do país com boas atuações na Copa do Brasil. Atlético Rio Negro Clube, Nacional Fast Club e América Futebol Clube são as outras equipes mais tradicionais.



O Estádio Vivaldo Lima, também conhecido como Vivaldão, foi o palco futebolístico mais importante do Amazonas, tendo recebido os jogos decisivos do estado desde a sua inauguração, em 5 de abril de 1970, quando a Seleção Brasileira fez uma escala na cidade poucos dias antes de seguir para o México para jogar a Copa do Mundo da FIFA. O Brasil derrotou a seleção do Amazonas por 4 a 1 em uma partida que foi vista por dignitários do calibre de Stanley Rous, então presidente da FIFA.

Para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Vivaldão dará lugar a um dos mais bonitos estádios do Brasil: a Arena Amazônia, com capacidade para 42.618 torcedores.

 
Arena Amazônia
A Arena Amazônia, antigo Estádio Vivaldão, pode não ser um palco tradicional do futebol brasileiro, mas certamente atrairá um grande número de torcedores graças à sua localização privilegiada, no coração da maior floresta em área contínua do mundo.

Inspirado nela, aliás, o projeto do estádio prevê a construção de uma estrutura metálica similar à de um cesto de palha típico da região, que protegerá a parte externa das arquibancadas. Todo o processo se encaixará nas normas de sustentabilidade, que devem deixar um importante legado à região e ainda preservar a diversidade da Floresta Amazônica.

As águas da chuva, por exemplo, serão armazenadas para uso posterior nos banheiros ou para a irrigação do gramado. Já a luz solar, abundante nesta parte do país, deverá gerar energia limpa e renovável. Por fim, algumas paredes vegetais contribuirão para a redução dos gastos de energia e, sobretudo, para o controle da temperatura dentro do estádio.

A Arena Amazônia terá 42.377 lugares, restaurantes, estacionamento subterrâneo e um acesso por meio de um corredor de ônibus e monotrilho. Ela receberá quatro jogos de primeira fase da Copa do Mundo da FIFA 2014™ e servirá posteriormente como um grande pólo de atração turística para shows e eventos na região.
Pôster
O pôster da Sede Manaus ilustra uma característica única: aqui, no coração da maior floresta tropical do mundo, somos todos Torcedores por Natureza. Torcemos por grandes jogadores, por partidas memoráveis, por gols de tirar o fôlego. E nós também torcemos pela natureza. Afinal de contas, estamos todos jogando no mesmo time.




Fonte: Mega Times e Klima Naturali
Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

CityGlobe