SÃO PAULO NA COPA DO MUNDO FIFA BRASIL 2014

Dos três maiores clubes da cidade de São Paulo, o único que não possuía um estádio particular com tamanho e infraestrutura suficientes para abrigar seus jogos era justamente aquele de torcida mais numerosa: o Sport Club Corinthians Paulista.

Pois o antigo sonho da nação corintiana convergiu com a realização da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, e o resultado foi a construção da Arena de São Paulo, no bairro de Itaquera, na Zona Leste da cidade – um tradicional reduto de corintianos.

O projeto de construção do estádio – cujo término está previsto para o início de 2014 – prevê o fomento à Zona Leste, uma das regiões da capital paulista mais carentes de recursos, onde vivem quase 4 milhões de pessoas, e a qualificação profissional de centenas de trabalhadores. No total, cerca de seis mil pessoas devem ser empregadas direta e indiretamente ao longo do período de construção.

A Arena de São Paulo foi a escolhida para receber a partida de abertura da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, e abrigará ainda outros cinco jogos, entre os quais uma das semifinais.


São Paulo
Centro financeiro e comercial do Brasil, São Paulo não é apenas a maior cidade do país. A megalópole também figura entre as mais populosas do mundo, com pouco mais de 11 milhões de habitantes distribuídos em uma área de 1.523 quilômetros quadrados. Localizada na região Sudeste, é conhecida por muitos como a "Terra da Garoa", homenagem ao clima instável e chuvoso.

A vocação de São Paulo para o trabalho atraiu um enorme contingente de imigrantes logo após a virada do século XIX. Como resultado, a capital do estado de São Paulo tornou-se, de longe, a cidade com a maior diversidade étnica do Brasil, abrigando aproximadamente 100 etnias diferentes que ajudaram a construir a maior economia do país, responsável por 12,26% do Produto Interno Bruto (PIB).

Apesar de ser um destino comercial inevitável, São Paulo oferece muito mais do que apenas o trabalho. Na verdade, os paulistanos vivem em um centro cultural de altíssimo nível e repleto de opções, que vão dos mais diversos concertos e exposições até a colossal cena gastronômica com mais de 12 mil restaurantes. "Sampa" também transborda de atrações turísticas que enchem os olhos de qualquer um, como o bairro japonês da Liberdade, o Parque do Ibirapuera, os elegantes centros de compras e o charmoso centro da cidade.



Não é por acaso, portanto, que a região metropolitana de São Paulo comporta os dois aeroportos mais movimentados da América do Sul: Congonhas, usado principalmente para voos nacionais, e Guarulhos, que oferece voos para 28 países diferentes.

Futebol
São Paulo é o berço do futebol brasileiro. Lá nasceu Charles Miller, brasileiro de ascendência inglesa e escocesa que apresentou o esporte bretão à cidade em 1894 e ajudou a propagá-lo rapidamente por todo o país.




Três dos clubes mais fortes do Brasil são de São Paulo: os velhos rivais Corinthians, Palmeiras e São Paulo, que, juntos, possuem incríveis 14 títulos do Campeonato Brasileiro. Corinthians e São Paulo já conquistaram a Copa do Mundo de Clubes da FIFA, em 2000 e 2005, respectivamente. Outros clubes tradicionais, como a Portuguesa de Desportos e o Juventus, completam o competitivo cenário futebolístico da metrópole.

O Santos, da cidade de mesmo nome, é o outro grande clube do estado. Bicampeão mundial de clubes, em 1962 e 1963, teve um dos maiores times de todos os tempos, com craques do quilate de Gilmar, Zito, Pepe e o maior de todos, Pelé. Sua torcida não está mais limitada à cidade praiana, tendo um grande número de admiradores também em São Paulo e em outras cidades do país.

A casa do São Paulo, o Morumbi, é o maior estádio da cidade na atualidade e foi um dos palcos da primeira Copa do Mundo de Clubes da FIFA, em 2000. Já o Pacaembu, de propriedade da prefeitura e casa do incrível Museu do Futebol, recebeu seis partidas da Copa do Mundo da FIFA Brasil 1950. O Palestra Itália é o estádio do Palmeiras.

Poster
O pôster de São Paulo para a Copa do Mundo da FIFA 2014™ reflete uma metrópole onde milhares de pessoas vivem, se emocionam, comemoram e respiram futebol juntos. O futebol está no sangue da cidade, nas ruas, no mar de edifícios, no ar. São Paulo possui uma energia coletiva que conecta todos e faz de nós a maior torcida do mundo na maior cidade do Brasil.



Fonte: Mega Times e Klima Naturali
Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

CityGlobe