CLUBE DE FUTEBOL AA COIMBRA

A Associação Académica de Coimbra - Organismo Autónomo de Futebol (AAC-OAF), conhecida habitualmente como "Académica" ou "Briosa" entre os adeptos, é o clube de futebol mais famoso da cidade de Coimbra. Foi durante muito tempo a secção de futebol da Associação Académica de Coimbra (AAC), a associação de estudantes da universidade local, o que valeu o epíteto ainda hoje comum de "equipa dos estudantes". A partir da época da revolução dos Cravos, a Académica foi-se gradualmente profissionalizando, sendo hoje na prática um clube independente em relação à sua casa-mãe, que de resto mantém separadamente uma secção amadora de futebol.

Foi fundada em 1887, resultando da fusão entre o Clube Atlético de Coimbra, fundado em 1861, e a Academia Dramática, fundada em 1837. É um dos clubes com mais adeptos em Portugal, gabando-se muitos deles de neste aspecto ficar atrás apenas dos "três grandes" Benfica, Porto e Sporting.

O equipamento normal da Académica é integralmente negro, numa alusão evidente aos trajes académicos dos estudantes da universidade.


A equipa utiliza há algumas décadas para jogos oficiais o Estádio Cidade de Coimbra, estádio municipal reconstruído para o Euro 2004, com 30 000 lugares sentados.

Foi a vencedora da primeira edição da Taça de Portugal, no ano de 1939.

Fonte: Mega Times e Klima Naturali
Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

CityGlobe