O BOTAFOGO DA PARAÍBA É CAMPEÃO DA SÉRIE D 2013

O Botafogo da Paraíba é campeão da Série D de 2013, após vencer o Juventude de Caxias do Sul por 2 a 0 e, com isso, levou o troféu para casa - ambos os clubes já haviam garantido o acesso para a Série C.

O primeiro gol do confronto decisivo disputado em João Pessoa foi marcado logo aos 20min da etapa inicial do duelo. Mário, de cabeça, deu a vantagem para os donos da casa. O placar mínimo já garantia o título para os mandantes pelo critério de gols fora de casa. 

Na segunda etapa, o Botafogo-PB conteve o ímpeto do adversário, enquanto a torcida local sofria e torcia para a partida terminar mais rápido. No fim, um gol decidiu o confronto e acalmou os torcedores no Almeidão: Rafael Aidar fez aos 46min para dar o título aos paraibanos. Daí para frente foi só festa dos torcedores locais, entusiasmados com a grande conquista do time: campeão paraibano por 26 vezes, a equipe agora pode se gabar de ter um título nacional. 

Botafogo-PB é campeão da Série D de 2013
Apesar de não ter conquistado o título, o Juventude deixa a Série D ao menos com a felicidade de ter iniciado o planejamento de recuperação do clube, que por muitos anos disputou a Série A do Brasileiro, mas acabou derrubada até a última divisão nacional com uma sequência de rebaixamentos. 

A Paraíba está em festa. O título da Série D, obtido no domingo 3 de novembro, pelo Botafogo-PB, foi o primeiro Campeonato Brasileiro (de qualquer divisão) conquistado pelo estado na história. É a 15ª unidade federativa do Brasil a ter o privilégio de atingir este êxito. O Nordeste já tinha faturado uma das principais competições nacionais com cinco estados diferentes. Alagoas, Piauí e Sergipe são os únicos representantes da região que ainda não tiveram o gostinho de levantar um caneco de tamanha importância.  

O Nordeste ainda tem boa chance de conquistar a Série C deste ano. Santa Cruz-PE e Sampaio Corrêa-MA estão na semifinal e seguem na briga pelo título. Mas ainda têm como concorrentes o Luverdense-MT e o Vila Nova-GO, respectivamente. O Sampaio tem inclusive a peculiaridade de ser o único clube brasileiro que conquistou três divisões diferentes: B, C e D.

Este ano a Série D completou a sua quinta edição. Curiosamente, cinco estados diferentes ficaram com o troféu: Pará (São Raimundo), Ceará (Guarany de Sobral), Minas Gerais (Tupi), Maranhão (Sampaio Corrêa) e Paraíba (Botafogo).

Minas Gerais, o estado campeão de tudo
A Federação Mineira é a única que tem representantes campeões em todas as divisões. Atlético-MG e Cruzeiro faturaram a Série A. O Galo também conquistou a Série B, assim como América-MG, Uberlândia e Villa Nova. O Coelho levou a taça da Série C em 2009. Por fim, o Tupi sagrou-se campeão brasileiro da Série D em 2011.

Veja o mapa do Brasil marcado com os títulos nacionais por estado:



Terra/ge 

Fonte: Mega Times e Klima Naturali
Gostou? Compartilhe:

0 comentários:

CityGlobe